artistas
Ayana Saito
Bacharel em Comunição Social pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como designer, ilustradora, diretora de arte e artista visual.. Pesquisa arte e tecnologia, criatividade, natureza, estética japonesa e arte para crianças. Foi premiada "Emerging Scholar" na On the Image Conference 2021, tendo publicado na revista da mesma. Exibiu no Museu de Arte moderna de Liubliana pelo projeto Amazônia.
Célia Matsunaga
Professora da Faculdade de Comunicação/UnB. Professora no Programa de Pós Graduação em Desin/UnB na linha Design, Espaço e Mediações. PEP Post Experience Program, Royal Collega of Art (Pós Doutorado) Londres, Inglaterra 2019. Pós Doutorado APECV Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Lisboa Portugal 2019. Doutora em Artes pelo Instituto de Artes/Universidade de Brasilia, linha de pesquisa Arte e Tecnologia 2014. Pesquisador Visitante (Faculty) na Parsons The New School for Design, Nova York no programa Ciência Sem Fronteiras/CNPq 2013. MA School of Communication, Royal College of Art - Londres Inglaterra 1998. Prêmio RedDot Design Award, RedDot Design Museum, Essen, Alemanha 2010. Prêmio CLAP edições 2013, 2015 e 2016, Prêmio Internacional de Design Gráfico Madri, Espanha. AcrossRCA Royal College of Art e ExchangeRCA, Post Experience Students RCA, 2019.
Carol Menezes
Graduanda em História pela Universidade de Brasília. No grupo Visualidade, Memória e Escrita, desenvolve pesquisa sobre a tradição e memória dos utensílios na cerâmica indígena. Já participou, também, de pesquisas sobre Design e urbanidades. Tem experiência profissional com Comunicação, atuando no Ministério do Meio Ambiente, e com projetos de moda e sustentabilidade. Hoje, atua na área de revitalização de vestimentas e brechós.
Gustavo daRosa
Docente do Instituto Federal, pesquisador da UnB e bacharel em Comunicação, Gustavo atua profissionalmente como editor, cinegrafista e sonoplasta. Teve a oportunidade de integrar assessorias, produtoras e emissoras, e, em suas horas vagas, produz documentários, instalações e clipes.
Isadora Castelo Branco
Graduanda em comunicação social, publicidade, pela Universidade de Brasília. Participou como extensionista e pesquisadora da Expedição IV do grupo liderado pela professora Célia Matsunaga. Traz em suas reflexões o sagrado para os rituais Munduruku e a performance artística corporal ao questionar o lado animal negado pelos humanos.
Mariana Santos
Brasiliense, com paixão intensa pelas matas e belezas naturais do Brasil. Bacharel em comunicação social pela Universidade de Brasília, desde 2017 pesquisa o direito ao acesso à comunicação na comunidade Munduruku de Bragança, Pará. Depois de sua primeira visita de campo à Amazônia, passou a direcionar seus esforços profissionais para trabalhos no âmbito da conservação ambiental e da valorização dos saberes dos povos da floresta. Encontra na comunicação formas de expressar e transmitir informações, seja por meio de fotos, textos ou experimentos audiovisuais e, nos estudos, tem interesse por pesquisas na antropologia, agroecologia e educomunicação. Trabalha atualmente como assessora de comunicação na cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável (GIZ).
Rafael Cardim Bernardes
Rafael Cardim Bernardes é bacharel em comunicação social pela Universidade de Brasília, músico, fotógrafo e cineasta. Desde 2014 é fotógrafo de rua e cotidiano.
Clara Smith
Bacharel em Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB). Já atuou, principalmente, nas áreas de montagem e direção de fotografia em Brasília. Pode colaborar com produtoras em videoclipes, como curadora em mostras fílmicas e, também, gestora de projetos audiovisuais. Hoje, integra o projeto ‘AMAZÔNIA: Visualidade Gráfica, Poética e Imaginário’.
Catarina Xavier de Sousa
Sou estudante de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade de Brasília, extremamente apaixonada pela área que estou inserida. Além disso, trabalho como freelancer em áreas como a fotografia e a criação de conteúdo gráfico e identidades visuais.
Meus interesses incluem design gráfico, ilustração, séries, pintura, vídeo, animação, tecnologia e o que mais der na telha. Sou uma pessoa aberta para novas oportunidades e conhecimentos, principalmente em situações em que há a troca de experiências entre os indivíduos.
Daniel Mira
Daniel Mira é artista e pesquisador, formado pela Universidade de Brasília, especializado em Poéticas Visuais, mestre em Design e Doutorando em artes também pela Universidade de Brasília. Atua hoje no contexto das pesquisas e produções artísticas voltadas à Natureza, tendo como caminho a interseção entre arte e ciência. Analisa a relação dos aspectos sensíveis e racionais no âmbito da pesquisa em arte. Tendo como “locus” de pesquisa o Cerrado Brasileiro, procura na sua biodiversidade e singularidade do bioma, formas de expressão estéticas e “funcionais” da vida através da sua “autopoiesis”.
Em sua carreira artística, exibiu suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona, Berlim e Slovenia. Foi vencedor do prêmio Clap editorial Barcelona em 2013 junto com sua mentora Célia Matsunaga.
Gu da Cei
Gu da Cei é filho de maranhenses, artista visual, produtor cultural, curador da Galeria Risofloras, bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB) e tecnólogo em Marketing. Desenvolve o seu trabalho artístico no âmbito da intervenção urbana, instalação, poesia, performance e vídeo, além de buscar compreender as possibilidades dialógicas entre processos históricos e contemporâneos da fotografia, bem como seus espaços de exibição e circulação. Discute vigilância, imagem, direito à cidade e transporte coletivo. Ganhou o Prêmio de Arte Contemporânea Transborda Brasília e foi selecionado para o Prêmio EDP nas Artes, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake. Integra a coordenação do Festival Foto de Quebrada e alguns de seus trabalhos também podem ser conferidos no livro "O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito à Comunicação e à Informação". www.gudacei.art.br
Marisa Maass
Professora adjunta DE e pesquisadora da Universidade de Brasília, atua no Departamento de Desenho Industrial desde o ano 2000, na graduação e desde 2013 na pós-graduação. Participou também como pesquisadora e docente, do Mestrado Profissional em Artes PROFARTES de 2014 a 2017. É graduada em Arquitetura e Urbanismo (1988), mestre em Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2005) e doutora em Teoria, História e Crítica, com estágio na Université de Paris 1 - Sorbonne (2011). Tem experiência na área de Design e Arquitetura, com ênfase em Estética aplicada ao Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e crítica, Estética, Teoria e História do Design e Design Educação. Concluiu o Estágio Pós-doutoral no Centro de Investigação i2ADS, no Núcleo de Educação Artística da Faculdade de belas Artes da Universidade do Porto em 2017.
Sara Viana
Estudante de Comunicação Social da Universidade de Brasília. Estagiária de marketing na Natura&Co. Ambientalista e pesquisadora sobre questões raciais.